Acredito que o Metaverso tem o potencial de expandir o domínio da interação social, da mobilidade e sobretudo da colaboração.
Pensa em pessoas de diferentes culturas, localização social cooperando em um formato de completa imersão, todos presentes na solução do problema. Tudo acontecendo em tempo real e independentemente da localização geográfica.
Essa colaboração pode ser uma experiência 3D completa usando fones de ouvido ou um envolvimento holográfico aprimorado em locais de trabalho virtuais realistas.
Essas são as 1- SALAS DE DESIGN THINKING no Metaverso! Eu tenho amado utilizar esse recurso em minhas consultorias.
Outro benefício do metaverso no local de trabalho é o surgimento de oportunidades de aprendizado e desenvolvimento de habilidades mais interativas e dinâmicas.
A 2- UNIVERSIDADES CORPORATIVAS serão imersivas e no Metaverso, pensa todos os procedimentos, manuais ou guia do usuário/operador tradicional será no futuro convertido em experiências de engajamento imersivas orientadas por IA.
A gamificação também poderá ser usada para testar o desenvolvimento de habilidades e tornar o processo de aprendizagem mais gratificante.
E a terceira maneira que o Metaverso poderá impactar o futuro do trabalho é através do surgimento de ASSISTENTES DIGITAIS HABILITADOS PARA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL ou gêmeos digitais que podem servir como colegas de trabalho virtuais, fazendo grande parte do trabalho repetitivo, liberando humanos para tarefas mais produtivas do ponto de vista humano e intelectual.
Sabe aquela ideia de ? Prepare-se.
Não existirá espaço de trabalho no futuro para quem não tem prazer em aprender.
As novas tecnologias emergentes ampliarão o engajamento, deixarão mais eficientes suas ferramentas e a definição de experiência do trabalhador onde quer que o trabalho ocorra, será totalmente diferente do que temos hoje.