A Inteligência Artificial (IA) se tornou acessível ao público geral quando a OpenAI introduziu o ChatGPT, um exemplo de IA Generativa.
Essas tecnologias, conhecidas como Gen AI, funcionam como assistentes “mágicos” capazes de criar novos conteúdos — sejam textos, imagens ou sons — utilizando vastos bancos de dados. No entanto, é crucial entender que sem acesso a dados, as Gen AI são limitadas e incapazes de gerar novos dados.
Este cenário nos leva a uma reflexão importante: se os dados são a fonte das novas gerações de dados, o que acontece se todos os dados disponíveis começarem a ser replicados incessantemente? Isso poderia resultar em um ciclo de repetições do mesmo dado. Será que seria mas fácil distorções dos fatos?
Nesse contexto, nos deparamos com o potencial de entrar em uma era dominada por “dados reverberados por máquinas”.
“Uma era dos dados reverberados por máquinas”
Então, como podemos salvaguardar a criatividade e a capacidade de pensamento crítico humanos alem é claro do estudo formal? Uma resposta promissora pode estar nos Algoritmos Evolutivos (AEs). Apesar de não serem considerados, nos círculos acadêmicos, com inteligência Artificiais Neural ( já que não imitam uma tomada de decisão por neurônio), os AEs oferecem um caminho fascinante para a inovação.
Diferentemente das Gen AI, que dependem de dados preexistentes, os AEs criam soluções a partir do zero. Inspirados pela teoria da evolução de Darwin, esses algoritmos utilizam processos como seleção natural, mutação e recombinação para desenvolver soluções inovadoras que não estão limitadas pelo conhecimento existente.
Os AEs propõem soluções que nunca foram consideradas antes e isto representa uma oportunidade inestimável para o desenvolvimento de produtos e soluções que evoluem por tentativa e erro.
Ao projetar futuras tecnologias de IA Generativa, a integração de Algoritmos Evolutivos pode ser a chave para preservar essência criativa aos seu projetos e fugir dos produtos e soluções que reverberam o passado por dados. Convido todos os profissionais a considerar essa abordagem inovadora ao explorar novas fronteiras no campo da Inteligência Artificial.