Para onde quer que você olhe, observa-se o Metaverso impactando todos os setores.
A última fase da evolução tecnológica, a Web 3.0, inclui ambientes e experiências imersivas muito mais emocionantes usando realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR), e essa mudança cria grandes transformações em vários setores, incluindo o mundo dos esportes.
Vamos dar uma olhada em alguns exemplos práticos onde o Metaversos tem impresso suas transformações.
Dodgeball no Metaverso com HADO
Um dos meus exemplos favoritos é um e-sport chamado HADO, onde os jogadores usam uma pulseira conectada e um fone de ouvido de realidade aumentada para jogar uma versão de queimada imersiva.
Os jogadores atiram “bolas de energia” nos oponentes que ativam escudos virtuais para se defenderem durante o jogo. As arenas HADO agora estão abertas em todo o mundo e você pode visitar uma arena para experimentar o esporte ainda não soube de arenas aqui no Brasil mas olha ai outra oportunidade.
Eu acredito que jogos de realidade mista e jogado em grupo como HADO são o futuro dos esportes Figital.
Uma visão panorâmica da ação em Wimbledon
A realidade aumentada está se insinuando na transmissão esportiva há algum tempo, com as emissoras de televisão pelo mundo e fortemente aqui no Brasil facilitando para os fãs assistirem a jogos de futebol, mostrando uma representação digital dos momentos mais emocionantes.
Agora, no torneio de tênis de Wimbledon foi implementada a tecnologia Hawk-Eye que permite que os torcedores assistam a bola e vejam se o arremesso foi dentro ou fora. Hawk-Eye é construído em uma rede de 10 câmeras que cercam a quadra, capturando 60 imagens de alta resolução por segundo. Um sistema de computador centralizado processa as imagens e calcula a trajetória de voo para cada tiro feito na partida.
Ja estão trabalhando na recriação da experiência de Wimbledon no metaverso, usando ambientes de jogo como Fortnight ou Roblox, o que poderá ampliar a experiencia do expectador que irá participar imersivamente das jogadas.
Treinamento Imersivo para Atletas
Também estamos vendo mais uso da realidade virtual no treinamento de atletas. Por exemplo, os pilotos de Fórmula 1 podem colocar óculos de realidade virtual e recriar a experiência de dirigir na pista para uma próxima corrida, memorizando o percurso e suas curvas em realidade virtual.
Entre no jogo com opções de fãs de VR
A Sky Immersive agora está gravando muitos jogos de futebol americano com uma câmera de 360 graus, a ideia é oferecer aos espectadores uma experiência mais imersiva.
Os espectadores poderão ver partidas selecionadas ao vivo no estádio virtual da Sky. A experiência imersiva, que os espectadores podem compartilhar com os amigos, faz com que pareça que os torcedores estão no campo com os jogadores.
No metaverso da experiência, teremos várias câmeras gravando todos os momentos da ação em todos os eventos esportivos, e os fãs poderão usar a IA para projetar as imagens exatamente onde querem estar.
Portanto, no futuro se você quiser assistir a um jogo de futebol, pode se colocar diretamente no campo logo atrás das traves ou em qualquer lugar entre elas e observar a jogada de um angulo inédito.
Também estamos vendo novas experiências imersivas de metaverso no mundo da Fórmula E. Nas “Ghost Races” da Fórmula E, você pode usar a realidade virtual para competir contra pilotos de corrida reais, tudo da sua sala de estar, usando seu próprio headset VR.
As possibilidade estão so começando as ideias e nos criadores de novas realidades estamos nos esforçando para fazer a experiencia e vivencia do espectador um evento inesquecível e memorável.