SOBRE NÓS
como surgiu o livro
Este livro nasceu de uma pesquisa detalhada para entender e resumir a trajetória da inteligência artificial. Ao comparar diversas abordagens e ler artigos essenciais sobre o tema, percebi que as didáticas disponíveis eram frequentemente técnicas, sem o cuidado de explicar termos que são corriqueiros para especialistas, mas que poderiam ser confusos para pessoas de outras áreas ou curiosos no assunto.
Dessa forma, construí uma linha do tempo de entendimento dos conceitos básicos e resumi a evolução de mais de 70 anos de inteligência artificial em algumas páginas. Para melhor compreensão, desenhei algumas ilustrações e diagramas. Acredito que o aprendizado se solidifica quando se ensina e se constroem analogias com o universo familiar do interlocutor.
Ao concluir minha pesquisa, percebi que havia desenvolvido uma trajetória de aprendizado valiosa que poderia beneficiar outras pessoas. Quando transformei minhas anotações em livro, ficou evidente a necessidade de apresentar aplicações práticas da inteligência artificial, contando com a contribuição de profissionais técnicos experientes. Surgiu então a questão: quem trazer e como?
Ao ler um documento que retratava em números a história recente da IA, algo me chamou a atenção: 40% dos estudos e aplicações de inteligência artificial estavam concentrados na China, outros 30% nos EUA, e o restante espalhado pelo mundo. Além disso, dentro desse universo já restrito por territórios, existia uma restrição ainda mais severa: apenas 3-4% dos estudiosos e responsáveis pela inteligência artificial eram mulheres. Isso me fez entender que os casos práticos deveriam ser escritos por mulheres, com o objetivo de incentivar outras jovens a seguir este campo de estudo como carreira.
No livro, os conceitos foram literalmente desenhados para que o leitor possa compreender termos técnicos com mais clareza. É um livro destinado ao leitor curioso que está começando sua jornada de aprendizado em inteligência artificial.
Espero que este guia possa ser uma ferramenta valiosa para as empresas, promovendo o aculturamento de seus funcionários em inteligência artificial. A partir de um entendimento mais coeso entre todos os colaboradores, será possível não apenas implementar novas tecnologias e máquinas, mas também construir uma cultura de uso contínuo e sustentável da inteligência artificial.
Participações especiais
O livro foi enriquecido com a participação especial de executivas que usam IA na prática e seus casos relatados trouxeram uma variedade de experiências e pontos de vista, ampliando e diversificando o conteúdo, alem de firmar compromisso claro com a inclusão de mulheres na área de inteligência artificial.
Esses relatos destacaram a aplicação da IA em diversos setores, como saúde, bancos, mídias sociais, indústria de consumo, indústria de serviços, games e empreendimentos imobiliários. Esses casos práticos oferecem aos leitores uma visão abrangente de como a IA foi utilizada para transformar e inovar diferentes indústrias, mostrando um espectro mais amplo de suas possibilidades.
A inclusão dessas perspectivas de usabilidade prática da inteligencia artificial amplificaram o objetivo do livro que é em essência um convite para as empresas e profissionais iniciarem o aculturamento digital em inteligência artificial e adicionando o papel essencial das mulheres na liderança desse movimento.
O que falam sobre o livro e a autora
sobre a autora
Ariane Reisier é Consultora, escritora, e pesquisadora especializada em transformação digital e certificada pelo MIT em Designing and Building AI, Products and Services. Como consultora, modela o aculturamento de Inteligência Artificial para organizações se adaptarem ao uso desta nova tecnologia.